RMS - Rede de Mobilização Social

Os moradores de Belo Horizonte, e em especial da região do Planalto, poderão ser beneficiados com a criação de um parque público.A proposta de implantação, que está em fase de licenciamento ambiental, será realizada em uma parcela da Mata do Planalto. O projeto tem cerca de 118.000m2 de área. Dessa área total, 80.500 m2 (aproximadamente 10 vezes a área do campo do estádio Mineirão) serão preservadas e transformadas em uma reserva ambiental. Todos os moradores da região terão acesso ao parque ecológico.

A comunidade freqüentadora poderá participar de atividades de educação ambiental, como trilhas, palestras, oficinas e ter mais qualidade de vida pertinho de casa. O projeto cria uma infraestrutura necessária para evitar impactos ambientais na região. Por isso, serão mantidas árvores como: ipê-amarelo, jacarandá, cedro e paineiras; recuperadas as áreas de preservação permanente e enriquecida toda a vegetação nativa.

Mais informações no site Projeto Planalto.

Exibições: 170

Comentar

Você precisa ser um membro de RMS - Rede de Mobilização Social para adicionar comentários!

Entrar em RMS - Rede de Mobilização Social

Comentário de Rede de Mobilização Social em 17 maio 2011 às 18:19

Boa tarde, Diego!

Encaminhamos o seu comentário sobre o Projeto Bairro Planalto para a equipe responsável pelo projeto. Segue abaixo a resposta que a empresa enviou.

"Prezado Sr. Diego,

 A proposta de projeto, que encontra-se em etapa de licenciamento ambiental, obedece de maneira conservadora a legislação vigente. Exemplo disso é que a área total compreende 118.000m2, dos quais 70% estão sendo preservados e revertidos em uma área de lazer para a comunidade. Pela legislação, o empreendedor deveria preservar apenas 30% desta área.

A proposta de ocupação para o empreendimento residencial pode ser identificada, através do endereço virtual, na aba “Proposta de Implantação”. A área para manifestações sobre o projeto está em desenvolvimento, mas todos os contatos, por enquanto, podem ser realizados através do site na aba “Contato”. Link para a página: http://www.projetoplanalto.com.br/htms/contato.htm

 Agradecemos o contato."

Comentário de Diego Roger em 10 maio 2011 às 18:26
Tudo muito bonitinho, colocaram até uns corações muito meigos.

Mas o assunto é sério e assim precisa ser tratado. Parece que a peça publicitária se empenhou em camuflar alguns pontos importantes.

Um deles é: onde estarão as residências? Só com muito esforço é que consegui visualizar, na planta, onde ficarão os edifícios. E, pelo que depreendi, serão várias unidades por andar.

Sinceramente, não é possível conciliar alta densidade populacional com preservação ambiental.

Sugiro que o projeto seja refeito, com um condomínio de casas apenas, ou então, com um condomínio edilício com prédios de apartamentos menores ou com menos unidades por andar (uma ou duas, no máximo).


E outro ponto fundamental: é preciso criar, no site, um espaço para manifestações dos cidadãos e empresas, contendo opiniões a favor e contra o empreendimento. É preciso ser o mais aberto em se tratando da temática ambiental que, como se sabe, envolve direitos difusos.

Coloco-me à disposição para eventuais consultas.

Membros

Parceiros

© 2020   Criado por Rede de Mobilização Social.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço