Por Rede de Mobilização Social (RMS)

E tem mesmo. A Secretaria de Estado de Educação, por meio do projeto ‘Reinventado o Ensino Médio’, tem levado para as salas de aula da rede uma proposta inovadora para nossos jovens Por enquanto, 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte iniciaram o projeto, que já mostra bons resultados.

Na Escola Estadual Paschoal Comanducci, por exemplo, os 290 alunos do 1º ano já começaram as aulas com turmas por área de empregabilidade. Os estudantes foram organizados em oito turmas: três de Tecnologia da Informação, três de Turismo e duas de Comunicação Aplicada. Os alunos escolhem a atividade de sua preferência para iniciar o curso.

No turno da manhã, os alunos do projeto têm aulas de 7h às 12h20. Além das disciplinas dos conteúdos básicos comuns, eles cursam três disciplinas específicas da área de empregabilidade, com um total de cinco aulas por semana. Para os alunos do turno da noite, são ofertadas três aulas das disciplinas das áreas de empregabilidade, mais 60 horas de atividades extracurriculares.

Esse é o primeiro ano do ‘Reinventando o Ensino Médio’. Por isso, os coordenadores e orientadores do projeto contam com o apoio de tutores da Universidade Federal de Minas Gerais. Um profissional de cada área atua com sugestões de livros, site e vídeos que ajudam os professores a abordar os assuntos e definir as discussões em sala de aula.

Entre as disciplinas do curso de Comunicação Aplicada estão ‘Comunicação e Sociabilidade’ e ‘Mídias e Redes Sociais’. Na área de Tecnologia da Informação os alunos recebem aulas sobre ‘Computador e Comunicação’ e ‘Jogos e Mídias’. Já os estudantes de Turismo estudam ‘Meio Ambiente e Turismo’, ‘Atratividade Turística’, ‘Impactos do Turismo’, entre outras.

Valorizar a aptidão de cada aluno e garantir uma rede pública com oportunidade para todos é prioridade em Minas Gerais. E agora que você sabe de tudo isso, divulgue, compartilhe essas informações. Converse com amigos, vizinhos e membros de sua associação. Saiba mais sobre os avanços na educação em Minas acessando o site da Secretaria de Educação do Governo de Minas Gerais.

Exibições: 168

Tags: Avanços, Educação, Empregabilidade, MinasGerais, Mobilização, MobilizaçãoSocial, Oportunidade, RedePública, Secretária

Comentar

Você precisa ser um membro de RMS - Rede de Mobilização Social para adicionar comentários!

Entrar em RMS - Rede de Mobilização Social

Membros

Parceiros

© 2014   Criado por Rede de Mobilização Social.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço