RMS - Rede de Mobilização Social

Todos sabem que uma alimentação saudável é sinônimo de bem-estar e saúde. Porém, no dia a dia é difícil praticar esse hábito. Muitas vezes optamos por pratos mais rápidos e baratos, docinhos, salgadinhos, mas que não são opções geralmente saudáveis. Uma dieta balanceada previne contra diversos problemas de saúde. Os mais comuns são: hipertensão, diabetes, obesidade e problemas cardíacos. Para evitar essas doenças, é importante cuidar da alimentação. Especialistas sempre recomendam a básica adoção das três refeições ao dia (café, almoço e jantar), intercaladas por pequenos lanches, além de privilegiar alimentos naturais, diminuir o consumo de sal e açúcar e evitar gordura. Boa parte da população tem consciência da importância de tudo isso, mas é difícil deixar os maus hábitos. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) em 2005, o consumo de refrigerantes, por exemplo, aumentou em 400%. As refeições industrializadas tiveram crescimento no consumo em 82%.

Alimentação saudável não quer dizer comida sem gosto. Pelo contrário, quanto mais variado, natural e colorido for o prato mais balanceados e diversificados são os nutrientes ingeridos. A receita para comer bem passa por uma dieta equilibrada de acordo com as necessidades diárias. Porém, nada mais tradicional que o nosso feijão com arroz, que também é uma combinação completa e saudável.

Outro ponto importante para uma alimentação saudável é a busca de informações sobre a composição nutritiva dos alimentos. Um dado curioso divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra que 70% das pessoas consultam os rótulos em embalagens de alimentos (que, aliás, são obrigatórios). Porém, só metade das pessoas entende o significado do que está escrito. Consultar a procedência e a forma de produção dos alimentos também ajuda na escolha de uma boa alimentação.

Devemos sempre pensar em consumo balanceado de tudo o que faz parte da nossa dieta, inclusive beber no mínimo dois litros de água por dia, um ato simples, que nem sempre é lembrado como parte crucial de nossa alimentação.

Praticar uma dieta saudável está diretamente ligado a praticar um estilo de vida mais saudável. Para quem deseja descobrir se tem uma alimentação saudável, vale a pena conferir o teste do Ministério da Saúde. O portal oferece também dicas de hábitos simples para seguir uma vida mais saudável.


Por Rhaiana Rondon

Exibições: 778

Comentar

Você precisa ser um membro de RMS - Rede de Mobilização Social para adicionar comentários!

Entrar em RMS - Rede de Mobilização Social

Membros

Parceiros

© 2020   Criado por Rede de Mobilização Social.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço