RMS - Rede de Mobilização Social


A RMS gostaria de destacar o projeto Save the W. como um bom exemplo de mobilização social. Criado pela agência 90 Graus Comunicação Interativa, o site, lançado em setembro, tem o desafio de abraçar o mundo por meio da conscientização e da mudança de comportamento dos internautas sobre a questão da sustentabilidade. Para tanto, utiliza ferramentas virtuais como Twitter, FaceBook, Orkut, YouTube e Flickr.

Com uma proposta muito interessante, o site fez os cálculos para saber quantas pessoas de mãos dadas seriam necessárias para abraçar o nosso planeta e chegou à constatação de que cerca de 27 milhões são suficientes para esse esforço. Isso significa que, segundo dados do Ibope, apenas a parte da população brasileira que tem acesso à Internet já seria capaz de dar esse abraço. Dessa forma, cada internauta que acessar uma das ferramentas digitais disponibilizadas pelo projeto e mandar um recado com dicas de ações ou experiências de como fazer um mundo melhor, irá automaticamente para o site www.savethew.org em forma de um bonequinho, que representa a ação daquele internauta, e fará parte do grande abraço virtual.

Os criadores da campanha também levaram a mobilização para além das fronteiras tupiniquins e conseguiram chamar a atenção até de quem passou pelo Central Park, em Nova Iorque (EUA). Quem esteve por lá foi desafiado pela pergunta: “o que você está fazendo pra salvar o seu planeta?”. A mesma “provocação” fez milhares de internautas curiosos acessarem o site www.savethew.org para descobrir como pequenos hábitos podem ajudar a salvar o nosso planeta.

A mobilização realizada pelo site também pretende alertar os membros das redes sociais para a importância dos debates que vão ocorrer durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15), evento que reunirá representantes de mais de 150 países na Dinamarca, de 7 a 18 de dezembro, e que busca um acordo sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Por isso, há uma espécie de contagem regressiva no site. Como uma forma de abaixo-assinado, o Save the W. almeja enviar todas as ações postadas pelos internautas aos participantes da COP 15.

Pelo excelente trabalho de mobilização social, a RMS parabeniza o site Save the W. e aproveita para convidar todos os nossos amigos a fazer parte desse projeto. Vamos abraçar juntos o nosso planeta?
Siga Save the W. no twitter: http://twitter.com/savethew


Por Rhaiana Rondon

Exibições: 145

Comentar

Você precisa ser um membro de RMS - Rede de Mobilização Social para adicionar comentários!

Entrar em RMS - Rede de Mobilização Social

Comentário de Patrícia Vasconcelos em 18 novembro 2009 às 16:17
Eu já acompanho o projeto no Twiite e apoio a causa!

Membros

Parceiros

© 2020   Criado por Rede de Mobilização Social.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço