RMS - Rede de Mobilização Social

Beatriz Antonieta Lopes
  • Feminino
  • Rondonópolis mT
  • Brasil
Compartilhar no Facebook Compartilhar

Amigos de Beatriz Antonieta Lopes

  • Silvana Gonçalves Nunes
  • Empreendedor Individual
  • Havner Ribeiro
  • Rede de Mobilização Social
  • Patrícia Vasconcelos

Grupos de Beatriz Antonieta Lopes

Presentes recebidos

Presente

Beatriz Antonieta Lopes ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Beatriz Antonieta Lopes

Informações do Perfil

Qual seu interesse em participar dessa rede?
Sou mobilizador(a), Cidadão
Atua em alguma entidade ou projeto social
sim
Qual (nome e site)
Costumo em todo e qualquer lugar, cidade, estado, ao conversar com as pessoas transmitir informações sobre o vetor da DENGUE, o vírus envolvido, os sintomas, os riscos, os cuidados,o que fazer e, especialmente O QUE NÃO FAZER em caso de estar com dengue.

Desenvolvo já algum tempo uma pesquisa sobre a Dengue. Título:
"DENGUE: Primeira Infecção, Reincidências e suas Conseqüências", trabalho voluntário e sem apoio financeiro.

DENGUE: ÉTICA & CIDADANIA

Os conceitos relativos a estes temas são, muitas vezes, deturpados ‘em nome da ética’. Falsa ética. Algumas pessoas entendem equivocadamente. A omissão de fatos importantes para a comunidade em nome da falsa ética ocorre incontáveis vezes.
Verdades são camufladas e mascaradas usando a desculpa da ética. Que estranha ética é esta?
A população tem o direito de saber o que está ocorrendo, para assim se proteger e a seus filhos.
Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação; é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde! Ser ético, então, é ser cidadão!
“O código de ética profissional, reúne um conjunto de normas derivadas da ética, frequentemente incorporados à lei pública. Assim, os princípios éticos passam a ter força de lei, e seu estudo tem alta probabilidade de exercer influência, por exemplo, em julgamentos nos quais se discutam fatos relativos à conduta profissional. O não cumprimento dos princípios éticos pode resultar em sanções executadas pela sociedade profissional, e suspensão temporária ou definitiva do direito de exercer a profissão.” *
O que é ética: “A ética profissional pode ser representada pelo varredor de rua, que se preocupa em limpar o canal de escoamento de água da chuva; o auxiliar de almoxarifado, que verifica se não há umidade no local destinado para colocar caixas de alimentos; o médico cirurgião, que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia”. **
O que é cidadania: “Cidadania é o conjunto de direitos e deveres, que regem a vida e o modo de atuação de um indivíduo na sociedade. É através da cidadania que o indivíduo pode exercer seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, lutando por melhores garantias individuais e coletivas, por direitos essenciais como: o direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade e a todos os valores civis, políticos e sociais que equilibram a vida em sociedade”. ***
Quando escolhemos a nossa profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. No caso do Biólogo: Bio= vida e logos= estudo. Então o biólogo estuda, pesquisa e preserva a vida!
Mesmo que você exerça a sua atividade funcional fora da área de sua formação, não quer dizer que você não tenha deveres e obrigações a cumprir com ela. Tem de ter coragem para assumir as decisões - mesmo que seja contra a opinião alheia, especialmente quando da sua atitude depende a vida, seja ela humana ou animal.
Como Bióloga, devo agir de acordo com meus princípios, ter integridade e responsabilidade. Como cidadã, devo exercer minha cidadania de forma que possa garantir direitos essenciais tais como: o direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade e a todos os valores civis, políticos e sociais.
Não é o que está acontecendo hoje. Como Bióloga e pesquisadora, alertei e sugeri providências, pois sabia que uma grande epidemia de Dengue se aproximava.
Discordo das ações desenvolvidas nos últimos anos no Mato Grosso pela ineficácia já comprovada e jamais escondi minha preocupação com a situação em nosso município, preocupação que, lamentavelmente volta a se confirmar, com o elevado número de casos de Dengue.
Vários casos de FHD (Febre Hemorrágica da Dengue), casos de SCD (Síndrome de Choque da Dengue), e o município mais uma vez, precisa tentar ‘consertar o estrago’ causado pelo trabalho ineficiente, sem técnica, totalmente carente de visão objetiva para perceber o equívoco e mudar o enfoque.
Esta epidemia poderia ter sido evitada. Eu alertei sobre o risco dela acontecer. Lamentavelmente a arrogância de ‘gestores’ ou pseudos gestores é hoje responsável por muitas famílias chorarem a morte de familiares, eliminados por um maldito mosquito!
Muitas pessoas com dengue, assustadas, com muito medo. E com razão! Existe um vírus envolvido nesta patologia e pode ser mortal!
Tentei de forma ética, objetiva, exercer minha cidadania: coloquei meu trabalho, minha pesquisa à disposição, para evitar a epidemia. Mesmo com ela já iniciada, ainda insisto sobre como conter seu avanço, o aumento do número de casos.
Mutirões aleatórios, mais para a mídia do que para uma ação eficaz, pois fazer um bairro e deixar o resto da cidade “à deriva’, de nada resolve. A necessidade de eliminar o inseto adulto é fundamental! Milhares de fêmeas Aedes continuarão depositando seus ovos nos mais variados criadouros. Quando terminar a temporada das chuvas os ovos estarão ali, a espera do novo ciclo das chuvas.
E tudo recomeçará. Mais dengue! E, mesmo sabendo que as chuvas são fenômenos naturais da natureza, e uma característica de nosso estado, este grupo que coordena (?) as ações de controle do vetor fica surpreso (com a chuva que se inicia!) e culpa a chuva e a população pela proliferação do mosquito...
Realmente demonstrando um conhecimento obtuso e confuso, num setor responsável pela saúde da população, o controle de vetores patogênicos deixa muito a desejar, com o retorno de patologias como a Leishmaniose, Malária, Chagas, Elefantíase e a Dengue, que a cada epidemia infecta mais e mais pessoas.
Um coordenador, escasso de conhecimento técnico, em plena epidemia, costuma sugerir às famílias que plantem citronela! Ora, ora... Neste caso o que posso dizer? Vamos comparar: isto é como entregar um ‘estilingue’ a cada policial e mandar para a favela combater traficantes!
Diariamente acompanho famílias onde alguns (ou todos) os membros estão com dengue.
As providencias tomadas? Uso indiscriminado de piretróides com efeito de repelência, altamente tóxico para as pessoas, animais e meio ambiente, e também o uso de produto indicado para matar baratas!
Assim, de forma ética e consciência cidadã, volto a sugerir mudanças imediatas nas ações para evitar que mais famílias chorem a morte de pessoas queridas.
*wikipédia ** Glock & Goldim ***(canalverdetv)
Beatriz Antonieta Lopes
BIÓLOGA- curso em ENTOMOLOGIA MÉDICA
DR Nº 368 01 BIO/CUR CRBio-01 nº068594/01-D. http://blogs.abril.com.br/vetorespatogenicos
http://bialopes-beatrizantonietalopes.blogspot.com

Fotos de Beatriz Antonieta Lopes

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Blog de Beatriz Antonieta Lopes

FLEBÓTOMO, UM VETOR DE ALTO RISCO!

 

Acreditar na MEDICINA CURATIVA e não parecer perceber que o correto é a MEDICINA PREVENTIVA, que atua combatendo a causa, o fato desencadeador da patologia é um grande equívoco!

Que pode ser responsável pelas mortes que vem ocorrendo nos últimos anos. A LEISHMANIOSE avança de forma insidiosa e letal e a causa está na ausência de medidas de eliminação do vetor. O que os municípios executam são ações aleatórias, apenas para ‘mostrar…

Continuar

Postado em 3 julho 2012 às 21:56

saúde pública Publicações, livros e revistas de excelente nível eu costumo ler e reler sempre! Entre estes está RADIS comunicação em saúde, que é uma publicação da ENSP – Escola Nacional de Saúde Pu…

saúde pública

Publicações, livros e revistas de excelente nível eu costumo ler e reler sempre! Entre estes está RADIS comunicação em saúde, que é uma publicação da ENSP – Escola Nacional de Saúde Publica - FIOCRUZ.

A edição de numero 81, de Maio de 2009, que comemorou o centenário de Carlos Chagas é um destes exemplos! Nesta edição, rica em conteúdo, encontrei uma entrevista que foi feita com o doutor e pesquisador, o médico José Rodrigues Coura, especialista em Doenças…

Continuar

Postado em 3 março 2012 às 11:07

“Porque a tolerância que nunca replica, que não questiona nada não é tolerância: é imbecilidade”

Saúde pública

Porque a tolerância que nunca replica, que não questiona nada não é tolerância: é imbecilidade”.

(anônimo)

     São os chamados ‘espertinhos’ ou ‘espertalhões’, que fecham os olhos para o errado, desde que se dêem bem!

      Encontramos estas figuras em nosso dia a dia, nos mais…

Continuar

Postado em 8 setembro 2011 às 19:30

As inverdades da dengue

Costumamos ver na mídia ‘entendidos’ mostrando tampinha de garrafa pet, dizendo ali as fêmeas depositam até 300 ovos... Errado!

As larvas do mosquito, para seu desenvolvimento, possuem necessidade de 10 aminoácidos essenciais: Arginina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilanina, tronina, triptofano e valina. E numa tampinha de garrafa estes nutrientes são inexistentes! E o espaço não permite  o desenvolvimento  larval...

Sem lipídios as larvas não passam do…

Continuar

Postado em 19 maio 2011 às 13:00

Caixa de Recados (9 comentários)

Você precisa ser um membro de RMS - Rede de Mobilização Social para adicionar comentários!

Entrar em RMS - Rede de Mobilização Social

Às 7:36 em 30 outubro 2014, Christopher Benson disse...

Oi baby
Como está tudo com você, eu escolhi o interesse em você depois de passar por seu perfil curto e considerou necessário escrever imediatamente.Meu nome é Christopher Benson, nasci no dia 15 de abril de 1975, meu pai foi originado do Estado Unidos da América, e cresci em Los Angeles.Eu sou o único filho e o filho da minha família, estou aqui para encontrar uma mulher em minha esperança de vida é você.?por favor, escreva-me e-mail ([email protected]) eu acho que eu gosto de você.

Hello baby
How is everything with you,I picked interest on you after going through your short profile and deemed it necessary to write you immediately.My name is Christopher Benson,I was born on 15th of April 1975,My father was originated from United State of America,and I grew up in LA.I am the only son and child of my family,i am here to find a woman in my life hope is you.?please write me mail([email protected])i think i like you.

Às 16:19 em 21 outubro 2010, Empreendedor Individual disse...
Às 18:11 em 30 abril 2010, Metrô Rio disse...

Às 16:54 em 28 abril 2010, Havner Ribeiro disse...
Olá Beatriz,
.
VENHA VOCÊ TAMBÉM FAZER PARTE DO MAIOR PROGRAMA SOCIAL JÁ REALIZADO NO NOSSO BRASIL !!!
Você irá descobrir que a ajudar alguém,além de estar fazendo o bem, é um GRANDE NEGÓCIO !!!
VEJA :


Acaba de ser lançado o maior programa de financiamento imobiliário do Brasil,
com aprovação do Governo Federal é fiscalizado pelo Ministério da Justiça.


Veja alguns dos Benefícios:

Sem juros;
Sem entrada;
Sem comprovação de renda;
Financiamento em até 30 anos;
Sem consulta ao SPC ou Serasa;
Financiamento de 100% do imóvel;
Créditos de R$ 35 mil a R$ 500 mil reais
;

A Casa Própria agora ao Seu Alcance!

VEJA O VÍDEO :
http://www.youtube.com/watch?v=ecNVAVVFfow
Mais informações : [email protected] e [email protected]

ACESSE: www.aftbrasil.org.br

CÓDIGO PARA CADASTRO: 004025
Às 14:13 em 28 abril 2010, Empreendedor Individual disse...
Participe do grupo "Empreendedor Individual". Ponto de encontro destinado aos interessados no empreendedorismo individual. Saiba mais sobre o programa e tire suas dúvidas aqui!
Às 18:56 em 26 abril 2010, Patrícia Vasconcelos disse...
Seja bem-vinda à RMS.

Como ficou sabendo desta rede?
Às 23:15 em 22 abril 2010, A disse...
Às 16:20 em 15 abril 2010, Empreendedor Individual disse...

Às 15:07 em 8 abril 2010, Rede de Mobilização Social disse...
Bem-vinda à Rede de Mobilização Social, Antonieta. Aqui você poderá acessar informações de utilidade pública das mais diversas áreas, participar de discussões sobre vários assuntos de cunho social e ambiental, sugerir novos temas, enviar material para publicarmos, entre muitas outras coisas. Faça a sua parte: mobilize!
 
 
 

Membros

Parceiros

© 2020   Criado por Rede de Mobilização Social.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço